Conversa de Botequim

Uma visão desfocada da realidade do mundo

Movimento Cinema Livre

O mais popular site de relacionamentos, Orkut, também possui características da Web 2.0. Claro que muitos usuários o usam somente para mandar recados e consultar o dia dos aniversários dos amigos. Contudo, há quase um ano foi criada uma comunidade que produz conteúdo de forma colaborativa e relevante. O Movimento Cinema Livre (MCL) trabalha para a democratização do cinema arte. Ele se encarrega de produzir legendas em português de filmes que não foram lançados no Brasil.

Vander Colombo

Atualmente a comunidade Movimento Cinema Livre já possui mais de um mil usuários cadastrados. Eles trabalham de forma conjunta, definindo e traduzindo os filmes que devem ser legendados. O colaborador Vander Colombo, conhecido pelo apelido de SESC Cineclube no orkut, ressalta a importância do trabalho da comunidade. “Nunca fazemos legendas de filmes que estão no cinema ou coisa parecida. Nos dedicamos aos filmes antigos sem lançamento previsto no Brasil. Fazemos um trabalho bacana e sem fins lucrativos”.

Movimento Cinema LivreNo momento a comunidade está trabalhando para criação de uma revista digital. Ela vai disponibilizar os links e informações gerais dos filmes trabalhados. Conforme o participante Daniel Augusto ela será publicada mensalmente no site www.cinemalivre.cjb.net. “Todos os membros do MCL estão convidados a escrever algo sobre cinema em geral e/ou filmes que tenhamos traduzido”.

Clique aqui e saiba como tudo começou

Como funciona o processo

Rompendo a barreira do espaço

Algumas legendas que podem ser destacadas

 

Uma resposta to “Movimento Cinema Livre”

  1. […] foi com isso em mente que achei essa matéria,  no blog Conversa de Botiquim, um blog de um estudante de jornalismo da Unisinos, de São […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: