Conversa de Botequim

Uma visão desfocada da realidade do mundo

Produção colaborativa no IG

Posted by José Eduardo Coutelle em 27 setembro, 2007

O portal do IG tem melhorado as suas relações com os usuários. Há pouco tempo atrás, um dos únicos mecanismos de interação entre site e usuário eram a opção “ajuda” e “email”.
O IG permite que usuários façam comentários das notícias publicadas pelo Último Segundo (setor de jornalismo que produz e seleciona as matérias que são publicadas). Os comentários são inseridos ao pé da matéria, em uma caixa separada.

Além desta ferramenta de interação – digamos, um tanto precária – o site conta atualmente com uma seção chamada “Eu na web”. Lá, o usuário cadastrado pode publicar fotos, vídeos, e ainda produzir matérias. O “Eu na web” é feito praticamente apenas com informações vindas de usuários. A pergunta é: como ele é gerenciado? Na seção não há ranqueamento; os textos não recebem notas, apenas comentários. Outros recursos da web 2.0 são desconsiderados como hiperlinks e hipertextos. As matérias são assinadas, mas segundo o termo de contrato, os direitos autorias passam a pertencer ao portal.

A internet está paulatinamente se adaptando aos novos recursos que o meio permite. O usuário, aos poucos, está se transformando em co-produtor. Contudo, no Portal do IG as matérias produzidas pelos usuários são, na sua maioria, cópia de notícias já publicadas. Estes usuários não fazem papel de jornalista, mas sim de indicadores. Outro fato importante é a distinção entre notícias feitas por usuários e por profissionais. Ainda há barreiras e distinções entre produto colaborativo e a forma tradicional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: