Conversa de Botequim

Uma visão desfocada da realidade do mundo

Cobertura tendenciosa de uma catástrofe

Posted by José Eduardo Coutelle em 9 agosto, 2007

A mídia, nos últimos dias, evidenciou a dor e o sofrimento, alimentendo constantemente os jornais com textos de cobertura do acidente do avião da TAM em Congonhas, São Paulo. Não digo que um fato dessa importância, pois altera a vida de muitas pessoas, não venha a ser publicado. Contudo exaltar demasiadamente o erro não é uma boa saída.

A mídia tem o poder de direcionar as ações das pessoas. Por mais de dez dias os jornais apenas levaram tristeza aos seus leitores. Na Zero Hora só se viu anúncios fúnebres na capa e uma cobertura de mais da metade do jornal sobre o desastre.

Graças a Deus, para chamar a atenção dos leitores (a maioria deles tem atração pelo sofrimento) os jornais não expuseram as fotos dos corpos carbonizados. Nem no meu blog, vocês leitores curiosos acharão.

Espera-se que os meios de comunicação venham a exaltar alguma coisa que de resultado e não somente a dor, que não é nada mais do que os antigos circos romanos.

Contudo, elogio a capacidade técnica da rede Globo na produção do Jornal da Noite do dia do acidente. Dezenas de jornalistas estavam a postos, oferecendo todas as informações possíveis. Chamadas ao vivo passando diretamente de um repórter para o outro. Não aconteceu nenhum erro técnico. Até pode soar um tanto sádico da minha parte, mas a cobertura na noite do acidente, técnicamente, esteve perfeita.

Assista o Jornal Nacional da noite do acidente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s